<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 03, 2005

Raúl de Carvalho entra na campanha autárquica 

Mário Simões é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Alvito. Um grupo de apoiantes ofereceu-me esta manhã algum material de propaganda, enquanto lia o jornal no Café da Vila. No folheto que recebi lá está a proposta: "Vamos reinstituir o "Prémio Raúl de Carvalho", um grande poeta filho desta terra e que a autarquia tem ostracizado nos últimos anos."

Não voto no candidato, mas concordo inteiramente com esta proposta. Aliás, há mesmo uma história a contar acerca da atribuição do nome à Biblioteca Municipal deste concelho. Fica para contar noutro post. E talvez a palavra usada pelo candidato, - ostracismo -, não seja desajustada.

Só falta associar ao património cultural deste concelho, ao ambiente cultural da sua Biblioteca, ao seu programa, o nome e a obra modesta e silenciosa de Sebastião Penedo. Sebastião, poeta, primo de Raúl de Carvalho. Irmãos e camaradas na poesia, também na solidão em que morreram. Um, afogado nas águas sujas do Tejo, outro na frieza de um quarto de hotel, durante um certame de poesia em que participava. Encontrando finalmente a serenidade que tão bem evocou no seu poema.

Ambos poderão dizer agora, à margem das campanhas e dos partidos, e de todas as frívolas inquietações humanas: "Serenidade, és minha!"

Comments: Enviar um comentário