<$BlogRSDURL$>

terça-feira, agosto 23, 2005

O "quinto poder", mas com reticências 

Vital Moreira escreve hoje no Público [link não disponível] sobre a configuração de um "quinto poder", de vigilância e de intervenção cívica na área da produção dos media, que seria desempenhado pelos blogues. Mas adverte: "Dada a incipiência da blogosfera, o maior risco consiste em sobrestimar a sua influência, em especial no espaço público. Para começar, grande parte dos blogues não deseja ter nenhum impacte público geral."

Chama a atenção para a invenção de nichos de intervenção que reconfiguram o espaço público e as intervenções dos seus agentes. Por exemplo, a nível local e das regiões: "Uma vertente ainda pouco conhecida da blogosfera é justamente o aparecimento de numerosos blogues locais, que criam pela primeira vez em muitos municípios um verdadeiro espaço de discussão das políticas públicas."

Recordo-me, por exemplo, do blogue Praça da República em Beja e do Rocha dos Bordões - Fórum Ilha das Flores. Mas os exemplos são muitos mais.

Resta saber se "isto" é uma moda, dúvida que assalta frequentemente quem habita, numa parte do seu melhor tempo, a atmosfera por vezes rarefeita da blogosfera. Vital Moreira está moderadamente optimista: "A blogosfera não parece ser uma moda, condenada a desaparecer como outras. A sua relevãncia é crescente, e estimável, particularmente na esfera política. Mas, potr enquanto, dada a sua reduzida dimensão e influência, é pelo menos excessivo falar num "novo poder". Só o tempo pode dizer se algum dia o será. "

O texto integral das suas crónicas costuma ser publicado na Aba da Causa, blogue de apoio do Causa Nossa. Passam, neste momento, poucos minutos da quatro da tarde. O texto ainda não se encontra lá.

Comments: Enviar um comentário