<$BlogRSDURL$>

terça-feira, junho 14, 2005

Livro aparecido (elementos para uma história verdadeira) 

É frequente os livros desaparecerem nos escaparates da minha biblioteca, para reaparecerem depois... no mesmo lugar onde sempre estiveram esquecidos. Na verdade não sairam nunca do lugar em que os deixei, apenas voltam a ser visíveis de novo. Sempre estiveram lá, geralmente muito perto da coreografia habitual dos nossos gestos de leitor nervoso e impaciente. Neste caso, o livro adquirido na Feira do Livro da Gulbenkian, de Abril passado, sempre repousou junto de mim, ao alcance da mão. Voltei a dar com ele agora.

A Galáxia Internet - Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade, Manuel Castells, Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação e Bolsas, Lisboa, 2004



Pode acontecer o mesmo com as pessoas. Alguns elementos para uma história da Galáxia da Internet: um homem e uma mulher, que se desconhecem entre si, preparam meticulosamente um desencontro num espaço público; cada um suspeita da existência do outro por indícios que não são seguros nem definitivos; coincidem, sem saber, no mesmo lugar durante alguns minutos; emitem sinais um para o outro, através de breves mensagens que se cruzam no caminho; estão próximos e ignoram-se, desconhecem-se mas desejam-se um ao outro; reencontram-se, por fim, sem nunca se terem visto antes; depois, durante horas, falam de doenças raras, sob a sombra protectora das árvores; nos dias seguintes voltam a cruzar mensagens e sinais, sugestões e equívocos, mas não voltam a encontrar-se; as palavras trocadas perdem ardor e vivacidade, acabam por esmorecer; não se sabe o fim.

Comments:
Despois das fotos própias, só resta escutar música neste blog
 
Enviar um comentário