<$BlogRSDURL$>

terça-feira, junho 14, 2005

100 livros para este século 



A pedido do Instituto Camões, e no balanço geral do século que findou, Fernando Pinto do Amaral escolheu 100 obras de referência da literatura portuguesa. Priveligiou a ficção e aquilo a que se chama, vulgarmente, a literatura, deixando de lado, por questões de método, a filosofia, as ciências sociais e as obras na área do pensamento. A escolha refere-se exclusivamente a livros de autores portugueses publicados durante o século XX, ou seja, entre 1901 e 2000, e não pretende ser exemplar nem definitiva.

Escreve o autor: "É claro que, estando o total limitado a cem unidades, outras escolhas seriam possíveis: daí que não estejamos perante os cem livros do Século XX, mas apenas em face de uma centena de obras junto das quais poderiam facilmente enfileirar outras tantas, sem dúvida merecedoras de todo o destaque."

Resultou uma selecção em que avultam a narrativa (com cerca de 45 títulos), a poesia (cerca de 40 títulos), o ensaio literário (6 títulos), o teatro (4 peças) e alguns géneros considerados menores ou paraliterários, como a literatura infanto-juvenil (3 livros).

O livro-Álbum é um objecto primoroso, muito cuidado do ponto de vista gráfico, que constitui, por si só, um atraente convite à leitura e à busca de livros. É um bom ponto de partida para o vício elegante da bibliofilia, para a "caça" ao livro nos escaparates dos alfarrabistas e das livrarias com grandes fundos de colecção. O seu conteúdo pode ser acedido a partir do link que aqui indicamos, por extenso... e tudo:
100 Livros Portugueses do século XX - Uma Selecção de Obras Literárias

Para pesquisa mais directa ver Índice Alfabético de Autores e Índice Cronológico de Títulos.

Comments: Enviar um comentário