<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 08, 2004

Leitor de rankings 

Num filme de orçamento menor parcialmente rodado em Macau, e já em final de carreira, Orson Wells aparece como um financeiro decadente que tem problemas para conciliar o sono. Com um ódio pela ficção e pela literatura, que levam o homem a conceber cenários que não se conformam com a realidade, o velho capitalista só tinha um remédio: chamava o seu secretário português, a altas horas, e pedia-lhe que lhe lesse páginas e páginas de livros de contabilidade. Até finalmente conciliar o sono.

Tenho lido, durante esta semana, páginas e páginas de rankings. São os rankings das escolas, multiplicados por quatro. Mas não leio até adormecer nem esta leitura me tira o sono. Ah... nem tenho secretário português. Nem vivo os meus últimos dias em Macau.

O Correio da manhã publicou um caderno de 16 páginas:
As melhores e as piores escolas
E apresenta em destaque: O Colégio de Nossa Senhora da Boavista, em Vila Real, tem a melhor média em todo o país e A melhor escola secundária pública é a ES Infanta D. Maria. Situa-se em Coimbra, com o 7º lugar entre 608.

O Expresso integrou no seu caderno principal 8 páginas de quadros e textos sob o título ESCOLAS - "ranking Expresso do Ensino Secundário. O texto de abertura chama-se:
O novo quadro de honra.

O Público editou um caderno de 40 páginas com imensos quadros; a composição gráfica da capa indica a palavra LISTA. E como título:
Ranking das 608 escolas secundárias.
Com os seguintes destaques: Médias da 1ª Fase dos Exames Nacionais do 12º ano por Escola/ Análise dos Resultados às oito disciplinas com maior número de inscritos; Comparação Público/ Privado; Reportagens nas melhores e piores escolas públicas e privadas; Diferenças regionais; Quem subiu e quem desceu nos últimos anos.

Finalmente o Diário de Notícias com o seu caderno de 44 páginas:
Ranking das Escolas 2003/ 2004.
Destaques: As 100 melhores e as 100 piores; Discriminação por médias de Matemática e Português; Ordenação por distrito.


Têm sido as minhas leituras.

Comments: Enviar um comentário