<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, setembro 15, 2004

Os internautas da blogosfera 

Indústrias Culturais é um blog mantido por Rogério Santos, professor de Jornalismo e Comunicação, a par de outros sítios de conteúdo semelhante. O seu âmbito temático é muito alargado: "Pesquisas e leituras no domínio das indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, vídeo, música e livros)." O autor afirma que entrou na blogosfera a 26 de Dezembro de 2002 e a partir de Lisboa.
Através deste cheguei ao MEDIAXXI onde acabei por encontrar um curioso inquérito acerca da identidade deste novo género, o weblog. Rogério Santos pediu a diversos autores de blogues e a três académicos da área da comunicação que definissem os blogues. Manuel Pinto (Universidade do Minho), Beth Saad Corrêa (Universidade de São Paulo, Brasil) e José Luis Orihuela (Universidade de Navarra, Espanha) produziram depoimentos que podem ser lidos ainda naquele sítio.
Este último investigador contribuiu com o mais interessante dos três depoimentos académicos: "El poder de publicar se extiende a los lectores, y los medios tradicionales pierden el privilegio de ser los intermediarios exclusivos en los procesos de comunicación pública."

Comments:
Muito obrigado pela referência ao meu blogue.
 
Enviar um comentário