<$BlogRSDURL$>

domingo, agosto 29, 2004

Diário de Bordo 










A Porto Editora tem uma nova colecção sobre Comunicação. Publicou recentemente, seguindo o espírito do tempo, um livrinho sobre a concepção de Weblogs. Os autores, Elisabete Barbosa e António Granado, são professores e jornalistas de comunicação e produziram um pequeno manual de iniciação. Para além das generalidades iniciais acerca do tema, e nomeadamente acerca da manutenção de um blogue e das opções que o seu autor terá de equacionar, o livro reserva capítulos breves sobre os weblogs no campo do jornalismo, nas Empresas e nos Negócios, no Ensino. A criação de comunidades e de públicos, a interacção com os leitores também merecem atenção. Os últimos capítulos são reservados a conselhos práticos de que já aproveitei, sobretudo no que concerne ao tratamento das imagens editadas. O livro ajuda também a criar um discurso e a ganhar uma consciência mais apurada sobre os weblogs e tudo o que eles representam hoje na net.
Li com mais agrado que proveito o livro que vale apenas como uma iniciação à blogosfera e que não substitui a experiência de quem constrói o seu espaço a partir do zero. Dei especial atenção aos parágrafos dedicados aos blogues colectivos e aos edublogs. Escrevem os autores: "Se há uma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é, sem dúvida, a da educação. Da simples afixação de textos do professor a um local priveligiado para a publicação de trabalhos dos alunos, os weblogs educativos (edublogs) constituem já uma área muito considerável deste fenómeno, com milhares de páginas dedicadas a ela em todo o mundo." (p. 69)
Os autores defendem que os blogues podem ajudar a diminuir a distância entre escolas isoladas, aproximando professores, alunos e turmas: "Numa escola, os weblogs podem ajudar alunos e professores a comunicar mais e melhor, sem necessidade de grandes recursos tecnológicos ou financeiros, bastando apenas uma ligação à Internet." (p. 69) Terminada a leitura do Diário de Bordo... fica a faltar mais. Talvez a leitura do livro de Rebecca Blood, em que este parcialmente se inspirou.

Weblogs - Diário de Bordo, Elisabete Barbosa e António Granado, Porto Editora, Colecção Comunicação, Porto, 2004.

Comments: Enviar um comentário