<$BlogRSDURL$>

terça-feira, julho 06, 2004

Apontamentos (1) - sobre o Desporto Escolar, no rescaldo do Euro 2004 

Terminadas as aulas, em vias de findar o ano lectivo (na verdade só acaba a 31 de Agosto) aparecem muitas reflexões estimulantes nos blogues sobre educação; professores libertos da pressão das aulas e à vista das férias que resolvem partilhar algumas ideias, fazer balanços de mais um ano lectivo. Ora bem, eu que estou fora desde há meses, mortinho por escrever sobre o assunto, resolvi "patrulhar" alguns desses blogues e corresponder com opinião própria às ideias que aí se manifestam. Sem pretensão de fazer doutrina, sem dogmatismos mesmo se o estilo veemente me desliza para o aforismo ou para a asserção definitiva. Nada... são só ideias que aceitam o contraditório. Começo por reagir ao blogue Aragem, a que regresso sempre como quem assoma a uma janela aberta na correnteza do vento. Aqui vai o primeiro apontamento.


Caro colega Miguel Pinto, não acompanho suficientemente o Desporto Escolar, para poder falar dos seus méritos e deméritos com a mínima confiança. Cruzei-me uma ou outra vez com as pessoas que na minha escola o dirigem, realizei com elas algumas actividades, mas pouco mais. Não tenho no entanto qualquer dúvida de que o desporto escolar tem virtudes, quer em termos educativos quer em termos formativos, num sentido mais lato, que nem sempre têm sido devidamente aproveitadas pela escola. E isso por algumas ordens de razões, que me permito aqui enunciar sem procurar propriamente fazer doutrina: (1) as actividades desportivas - a realidade da disciplina de Educação Física, inclusivé - são frequentemente ignoradas na escola, encaradas como um parente pobre do ensino e da ordem curricular; (2) os acontecimentos desportivos que decorrem do âmbito do Desporto Escolar não são assumidos pela escola como verdadeiros acontecimentos escolares - a visibilidade do desporto na nossa sociedade do espectáculo (como reflectia noutro post) não tem qualquer analogia com a invisibilidade e a ignorância que a escola revela no que respeita à actividade desportiva; (3) por outro lado também me parece que os responsáveis do Desporto Escolar, resignando-se com esse estatuto de menoridade, nem sempre sabem colocar as actividades desportivas, os torneios e concursos desportivos no centro da actualidade escolar; (4) o desporto e as modalidades desportivas mais apreciadas pelos jovens poderiam ser utilizadas como parte decisiva e inspiradora de projectos educativos, nommeadamente nas situações de maior dificuldade, de recusa da escola e de abandono iminente; (5) a ligeireza com que os comentadores, os políticos generalistas e a opinião pública e sobretudo a publicada fala da escola, revela um problema sobre o qual ainda não pensámos o suficiente: a deficiente percepção da realidade da escola por parte da sociedade em geral; todos presumem saber aquilo de que a escola precisa, todos julgam poder identificar as fraquezas da escola quando a percepção do que é a escola se faz sobretudo de uma amálgama de preconceitos do passado (todos temos um passado escolar, quantas vezes traumático), de lugares comuns difundidos pela imprensa ligeira, de parti pris ideológicos e de simples erros de percepção e de subjectividade. A escola não é uma instituição transparente nem para si própria; não o é, seguramente, para a sociedade em geral. A escola opaca é a imagem que me parece mais adequada, sem querer brincar com as palavras.

Num quadro como este também faz sentido levantar as questões que coloca a propósito do modo como os êxitos desportivos da selecção nacional repercutem na prática do desporto escolar. A avaliar pelas dificuldades que se têm verificado (na minha escola algumas deslocações de alunos-atletas são pagas por professores) a resposta poderá não ser particularmente animadora, mesmo depois do brilhante 2º lugar no Campeonato da Europa.

Comments:
Esta entrada foi o pretexto para uma nova Aragem. É Outro olhar.
 
o desporto escolar é um desvio sexual
 
Very cool design! Useful information. Go on! instant auto insurance quote Free+online+education+course
 
Enviar um comentário