<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, junho 25, 2004

Outro post sobre futebol, o grito da vitória 

Tenho outra história para contar a pretexto do futebol. Refere-se ao Europeu de 2000, na Bélgica e Holanda. Lembramo-nos todos do jogo com a Polónia que terá decorrido, se a memória não me falha, a 10 de Junho, feriado nacional. A história envolve um rapaz que foi meu aluno (na verdade não foi mas eu digo assim para facilitar e evitar uma explicação especiosa) e que designarei pelo nome fictício de Tiago. O rapaz quase não tinha família, vivia praticamente num estado de abandono. Sem pai, com mãe ausente muitas horas por dia, durante a noite, por motivos profissionais, tinha já passado por instituições de acolhimento. Na escola criava frequentemente conflitos com professores e com colegas, mas no trato pessoal, fora da aula, parecia de uma doçura desarmante. Bastante calmo e afectuoso no trato, melancólico e tímido, procurando sempre um sentido de justiça e sobretudo buscando no nicho da escola onde encontrava alguma paz, o apreço e o reconhecimento que não tinha lá fora. No dia do jogo com a Polónia estava sózinho em casa, como frequentemente acontecia, e foi na maior solidão que Tiago viu o jogo e viu a selecção portuguesa marcar quatro gloriosos golos. Disse-me, dias depois, sem deixar o rigor da melancolia, que tinha ficado tão contente após cada golo que vinha à janela de casa, de um prédio de muitos andares, gritar para a rua: "Golo!". Era-lhe impossível conter a alegria, mas não tinha ninguém com quem partilhá-la. Nunca ouvi nada tão triste. Escrevo-o enquanto ainda soam os últimos ecos da vitória sobre a Inglaterra.


Comments:
"GRAÇAS A DEUS"!!!
A verdade é que não sou uma católica praticante, mas acho que depois do esforço para manter o contacto com o professor e não o conseguir, acho que finalmente posso exclamar Graças a DEUS, por ter a possibilidade de o voltar a re-encontrar...(virtualmente falando).
Sou a Carina, professor...a Carina do Correio de JB(esse "quality paper").Como só agora o encontrei...seja bem-vindo à blogosfera.
 
Enviar um comentário