<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, junho 24, 2004

Los portugueses de Torrelavega - 5º post de 5 



Esta é uma história comovente que uma amiga me contou há algum tempo. Cuidarei dos pormnenores depois do jogo que começa daqui a pouco mais de uma hora.
Torrelavega é uma cidade incaracterística da comunidade cantábrica, entre as Astúrias e o País Basco. É a sua segunda cidade e encontra-se a poucas dezenas de quilómetros de Santander, a capital. O brazão, a bandeira, talvez o escudo (verei depois) dessa cidade humilhada desde sempre pela rivaliddae da capital apresenta as cores vermelha e verde. Os da capital referem-se aos seus habitantes como "los portugueses" e não o fazem como elogio. É o superlativo da humilhação, ser português em colectivo ali mesmo, a centenas de quilómetros do território de um país difuso, lá do outro lado. Parece que os de Torrelavega aceitam o insulto e que o levam na conta de uma distinção. Aceitam a excentricidade, sentem-se diferentes por isso.
Logo após o desaire do Mundial da Coreia - Japão, com a nossa eliminação precoce, carimbada no jogo ainda da primeira fase contra os Estados Unidos, a quem bastava marcar um golo para empatar e passar, algumas dezenas de habitantes de Torrelavega "exilados" em Madrid realizaram o seu jantar anual. Trabalhadores, estudantes, gente que ama a sua terra mais a norte e não a esquece. Naquele jantar de 2002 o presidente da organização, talvez o director da Casa de Torrelavega em Madrid, deixou uma palavra de solidariedade para com os amigos portugueses, para com a selecção nacional portuguesa, tão precocemente excluída da competição máxima do futebol mundial. E pediu que todos os presentes cumprissem um minuto de silêncio em homenagem à nossa selecção.
Espero que o jantar de 2004 desta gente admirável, no humor e na humanidade, não repita o episódio comovente do minuto de silêncio. Espero que desta vez não seja preciso.

Comments:
miguel angel gomez de liaño y botella, sniace
 
I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic
 
Rosa Díez.....¿Nació en Torrelavega?
 
[url=http://www.microgiving.com/profile/ribavirin]rebetol buy
[/url] ribavirin 200 mg
purchase ribavirin online
buy rebetol online

 
[url=http://www.microgiving.com/profile/ribavirin]virazole
[/url] copegus online
order virazole online
purchase rebetol online

 
Enviar um comentário