<$BlogRSDURL$>

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Mais futebol 

Passei esta tarde pela Biblioteca do Fórum Romeu Correia, fiz o cartão de utilizador (quase sem burocracia e sem papéis) e subi penosamente pela rampa até à sala de leitura. Já lá tinha estado de manhã em busca de livros sobre futebol. Recolhi as sugestões que meia dúzia (ou mais) de bibliotecas escolares me enviaram para o endereço da BME e lá fui à procura. Encontraram-me quatro livros, requisitei três. O livro de Camilo José Cela ficou. Selvagens e Sentimentais - Histórias do Futebol, de Javier Marías, que consiste numa colecção de crónicas sobre o tema, na perspectiva do adepto do Real Madrid. A leitura promete, o escritor é excelente e alia a paixão do adepto à urbanidade do homem de letras. Depois, dois livros "locais", para usar uma palavra simpática. Contos Desportivos, de Henrique Mota, publicado em 1986 pela cidade de Almada. Consiste num conjunto de histórias sobre o desporto, onde pontuam diversos personagens divididos entre a realidade e a ficção. O terceiro livro intitula-se Golpe de Estádio e é da autoria do jornalista Marinho Neves, com a chancela da Terramar. Trata-se de uma ficção acerca da "corrupção no futebol português", que parece fundar as suas raízes nas investigações do autor enquanto jornalista de investigação.
Não veio desta vez mas tenciono requisitar depois: A Tribo do Futebol, de Desmond Morris, livro-albúm famoso pela análise antropológica a que submete as práticas grupais dos adeptos de futebol e dos seus executantes.
Em todo o caso ainda continuo atrás do livro de Edilberto Coutinho. Encontrar um exemplar deste livro, ao fim de uma busca pertinaz, será como meter um golo depois de um drible.

Comments: Enviar um comentário